domingo, 6 de outubro de 2013

BRONQUITE

É a inflamação de uma parte do trato respiratório ou vias aéreas menores, chamado bronquio. Esta “região” é uma ramificação da traqueia e está localizada na entrada dos pulmões, e permite o transporte de ar para dentro e para fora dos pulmões.

Bronquite crônica é o termo geralmente utilizado parra descrever uma síndrome respiratória progressiva, caracterizada pelo excesso de secreção de muco na árvore brônquica persistindo por pelo menos 2 meses consecutivos.

Os brônquios podem tornar-se obstruídos por causa de constrição ou contração dos músculos das paredes dessas vias áreas, de inflamação ou irritação das vias aéreas ou de secreção excessiva de muco que tampa o interior das vias aéreas , sendo o resultado final uma capacidade prejudicada de levar o oxigênio aos pulmões para que seja liberado para o resto do corpo.

GATOS

A bronquite felina, também é chamada de asma. Asma em pessoas refere-se principalmente a constrição reversível dos músculos das paredes dos brônquios. Já a bronquite está associada ao inchaço das paredes do brônquio que causam passagem estreitada e obstrução das vias aéreas por tampões de muco ou outras secreções, que ajudam estreitar ainda mais esses tubos. Alguns gatos possuem asma verdadeira, enquanto outros tem bronquite. Clinicamente essa diferença é observada pela variação na gravidade dos sinais e na resposta a terapia. A bronquite felina não é uma doença específica mas sim um diagnóstico descritivo. Em muitos gatos a bronquite é idiopática, ou seja, sem cauda definida. Todavia, algumas doenças tratáveis que podem estar associadas a bronquite felina devem ser consideradas na avaliação diagnóstica, como bronquite alérgica, infecção bacteriana ou por micoplasma, parasitas pulmonares e dirofilariose.

CÃES

Bronquite crônica é, em associação com colapso da traqueia provavelmente a doença do trato respiratório mais comum em cães. Inflamação das vias respiratórias, leva a tosse crônica e excessiva produção de muco. Devido ao fato que cães não conseguem expectorar (cuspir), fica difícil saber se o cão está produzindo excesso de muco. Portanto, o diagnóstico é quase sempre baseado nos quadros de tosse crônica. A bronquite crônica ocorre mais comumente em cães de raças pequenas e de meia idade a idosos. Sendo algumas raças com maior prevalência, entre elas Poodle Toy, Pequines, Yorkshire terriers, Chihuahuas, e Lulu da Pomerania.


http://www.clinipet.com/informativos/1-clinicageral/50-bronquite.html

Visite nosso site de adoção

Nenhum comentário:

Postar um comentário